domingo, 30 de setembro de 2012
dia #196 - Carlos
dia #196 - helô
terminar o dia visitando pessoas queridas é começar a semana valorizando o que tem real valor em nossas vidas.
sábado, 29 de setembro de 2012
dia #195 - helô
escrevi um texto de duas páginas, recorde absoluto nos meus minimalismos. estou aumentando o fôlego e acho que a segurança também. isso é bom.
dia #195 - Carlos
Como se não bastasse passar cinco dias da semana dentro de uma sala de aula, passo seis. E o sexto produz em mim uma sensação claustrofóbica, agravada por uma janela, a única da sala, que dá para um corredor escuro e pouco ventilado.
Dito isso, confesso que nesse instante, do mezanino em que me encontro, o vento frio do fim de tarde, o café e o livro sobre a mesa, os sons da cidade e o anonimato que me é tão caro, compõem o cenário simplório da felicidade que busco na vida. A paz. Só isso. E isso é tudo.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
dia #194 - helô
miniférias chegando ao fim, house chegando ao fim, e novo corte de cabelo que marca a felicidade do fim da(s) empreguete(s) que era mais patroete. [rá! piada interna.]
dia #193 - Carlos
Desprender-se de tudo é o caminho para a felicidade... porque ser feliz é, em primeiro lugar, ser livre.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
dia #193 - helô
cozinhar pra agradar, acordar mais tarde, sair pra encontrar as amigas, ganhar presente, dar presente, estudar, me cuidar, andar, andar, andar sem rumo. miniférias!
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
dia #192 - Carlos
Cada dia mais aprendendo a viver sem atender expectativas alheias e só atender aquelas que tornem a minha consciência mais plena e feliz.
Na vida, quem espera algo dos outros para seguir sonhos e alcançar objetivos, esqueceu de si mesmo... ou só tem o sonho do outro para sonhar. ;-)
dia #192 - helô
essas duas músicas dizem um pouco do que a astróloga me falou. a primeira, que eu preciso ter paciência, o que, para uma sagitariana da gema como eu, é uma luta. a segunda, diz sobre o que tenho aprendido com a vida. a terceira, diz do que não pode estar presente na minha vida. resumindo: é isso.
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
Eu sei, a vida é tão rara
A vida não para não..."
"Quem vai virar o jogo
E transformar a perda
Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado
Eu quero estar cercado
Só de quem me interessa"
O medo é uma casa aonde ninguém vai
O medo é como um laço que se aperta em nós
O medo é uma força que não me deixa andar"
terça-feira, 25 de setembro de 2012
dia #191 - Carlos
Ih, Poliana, f@d#&!
Da série: o mundo real não é para os fracos!
Assista a "Como amadurecer sem perder o otimismo - Flávio Gikovate" no YouTube
dia #191 - helô
este ano tenho aprendido a colocar pingos os is, acabar com neuras e ficar afastada de maluquices. tenho aprendido, também, a só dar opiniões quando solicitada e a não aceitar invasões. com essas pequenas melhorias e alguns reparos aqui e acolá, tenho certeza de apenas uma coisa: de que estou melhor comigo mesma.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
dia #190 - Carlos
Três equipes na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil!!! Esse é o resultado que esperava da dedicação que vi nos meus alunos. Parabéns!
dia #190 - helô
um dia cheio de coisas boas: encontro com a amiga Selma para colocar o papo em dia, muito orgulho do professor que é o Carlos, que vai levar para a final da olímpiada nacional em história do brasil 3 equipes (das 5 inscritas - parabéns a todos!), e premonições de coisas muito boas com a aparição de um arco-íris maravilhoso na volta pra casa.
domingo, 23 de setembro de 2012
dia #189 - helô
dia #189 - Carlos
Um grande livro é aquele que nos faz colocar em dúvida o real e tornar crível a fantasia ou o horror.
Hoje caminhei por terras conhecidas, porém assustadoras.
***
Quando a leitura consegue me transportar para outras possibilidades de realidade, me sinto uma pessoa plenamente feliz.
sábado, 22 de setembro de 2012
dia #188 - helô
de surpresa, ganhei um livro que eu queria muito! <3 pro dia ser fechado com chave de ouro, só queria conseguir lê-lo antes de capotar. mas estou sendo tomada, sono profun..zzzzz...
dia #188 - Carlos
É chegada a hora de, mais uma vez, consultar o oráculo e deixar que a pitonisa fale.
Quando a vida parecia repleta de verdades, e o roteiro definitivo escrito, encontrei-me diante de mais um caminho que acaba bifurcado.
E eu já imagino por qual deles vou me deixar levar.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
dia #187 - Carlos
Descobertas tardias ficam escondidas no futuro, esperando a maturidade que nos falta no presente.
dia #186 - helô
segundo magda pucci, uma das integrantes do mawaca, o canto é:
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
dia #186 - Carlos
Despir-se de todas as máscaras e fantasias impostas socialmente podem nos colocar diante da verdade de que não precisamos de metade de tudo que nos disseram ser fundamental para se alcançar a felicidade.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
dia #185 - helô
o vento trouxe, hoje de manhã, um mega-máster-súper gafanhoto pra dentro de casa! me disseram que é boa sorte, tomara.
finalmente o vento também trouxe a chuva e, com ela, aquele cheiro de natureza que só ela reaviva.
terça-feira, 18 de setembro de 2012
dia #184 - helô
a obra abaixo, do weberson santiago (clique aqui para ver o site dele), deixou o dia mais colorido. é muito bonita e acho que está exposta no mis, pelo que entendi. dá para ver ao vivo e em cores!
![]() |
obra de weberson santiago |
dia #184 - Carlos
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
dia #183 - Carlos
dia #183 - helô
duas cúpulas quebradas
uma tromba de elefante
uma asa de borboleta
duas calops estressadas
dia da faxineira = casa limpa sem esforço, só manter o sorriso na cara
domingo, 16 de setembro de 2012
dia #182 - helô
hoje reencontrei um professor da época em que eu pensava que o design gráfico seria minha profissão. como é diferente ter aula com quem gosta de dar aula, e como uma aula boa faz a gente olhar para o mundo de um jeito diferente.
dia #182 - Carlos
Quando as velhas histórias reivindicam seu lugar no presente, nos arrependemos de um dia termos deixado-as de lado.
Arrependimento corrigível. Basta abrir a porta da frente e permitir que aquilo que nos alegrou um dia torne a fazê-lo daqui para frente.
dia #181
Nasci na Vila Mariana, morei lá os meus dois primeiros anos de vida e continuei visitando a Av. Sena Madureira durante o tempo em que a Biblioteca Viriato Corrêa (BVC) sediou a Gibiteca Henfil.
Hoje esqueci o programa do sábado e fui para a Vila Mariana. Fui ao Mercado de Pulgas e ao encontro de literatura fantástica, organizado pela BVA.
Hoje encontrei parte da minha infância e juventude.
sábado, 15 de setembro de 2012
dia #181 - helô
quem conhece onde trabalho repara na máquina de escrever. é a mesma! :)
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
dia #180 - Carlos
dia #180 - helô
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
dia #179 - helô
continuação da jornada tolkien. mais hqs para traduzir, adaptações muito legais. esse ano tem sido generoso. diversão no trabalho. [:)]
dia #179 - Carlos
Encontrar um amigo que vem te visitar acompanhado de boas novas e um convite para uma parceria criativa é um antídoto contra a monotonia (essa normalidade e apatia das pessoas diante da merda toda que nos rodeia).
***
All along the watchtower, do Hendrix, é uma outra coisa que fez o dia terminar como merecia ter começado: grandioso!
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
dia #178 - helô
na dureza da mente dos tempos de faculdade, fui ver o senhor dos anéis e achei uma grande bobagem, até dormi. fui ver os outros filmes só para poder falar mal, essa era minha grande coerência na época. em minha fase pré e durante vida universitária, vou dizer, acalmando minha autocrítica, que eu era bem chata. tentei dar uma chance, nessa mesma época, para o livro, e não passei da página 10. agora, aos 30 e muitos anos, virei fã do tolkien. a criança que gostava de história sem fim, de labirinto e dos goonies foi liberada, estou me divertindo a valer.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
dia #177 - helô e carlos
quem é escritor de verdade ensina nos livros e, quando temos a oportunidade de conhecê-los, nas conversas. ronaldo correia de brito e marcelino freire são, além de escritores que vivem de e para a literatura, a simpatia e a gentileza que faltam pra tantos pré-escritores.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
dia #176 - Carlos
Rir é o melhor remédio - clichê dos bons, é verdade. Mas quando miséria pouca é bobagem, o negócio é abraçar o capeta e rir sem remorso de qualquer bagaceira.
dia #176 - helô
o hobbit! quem me convenceria de que esse livro é muito, mas muito divertido? queria não sentir sono para terminá-lo hoje mesmo, mas sou um ser que dorme... um trechinho: "[...] no caso do tio-bisavô do Velho Tûk, Urratouro, [...] ele atacou os pelotões dos orcs de Monte Gram, na Batalha dos Campos Verdes, e arrancou a cabeça de seu rei Golfimbul com um taco de madeira. A cabeça voou pelos ares cerca de cem jardas e caiu numa toca de coelho, e dessa maneira a batalha foi vencida e ao mesmo tempo foi inventado o jogo de golfe." rá!
domingo, 9 de setembro de 2012
dia #175 - helô
o bom de descansar a cabeça é que ficamos prontos para receber melhor o que chega até nós.
dia #175 - Carlos
Cada dia mais, me convenço de que aquele que se diz inteligente, e até genial, não alcançará muita coisa além de "tedioso" se lhe faltar imaginação. E imaginação só se consegue quando nos permitimos conhecer o fantástico, e o fantástico não está preso a nenhuma lei ou regra.
sábado, 8 de setembro de 2012
dia #174 - Carlos e Helô
Depois do almoço, caminhamos em busca de um café e de uma poltrona para eu (Carlos) descansar as costas estrupiadas. Encontramos duas poltronas desocupadas no saguão de um cinema de SP. Conversa vai, conversa vem e... uma porta se abre, revelando o projetor e os dois grandes rolos de onde parte a mágica que vemos na tela. Ah, o cinema!
dia #173 - helô
o que é memória talvez seja mais importante do que o que ficou no passado. ouvi mais ou menos isso num seriado, ótimo, som & fúria. depois de meses consegui terminar de assisti-lo. eita, feriadão!
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
dia #172 - Carlos
Para alguém que fala demais, ficar em silêncio forçado é uma maneira de desenvolver outros sentidos.
dia #172 - helô
com o dever cumprido, agora começa, oficialmente, meu primeiro feriado do ano. independência, lá vou eu!
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
dia #171 - Carlos
Por Ana Eliza: Presunção Surrealista
dia #171 - helô
o professor disse que temos de saber/escolher quais escritores fazem parte da nossa família literária. na bienal, comprei um livro do mia couto, autor que a lilian já tinha me recomendado há muito tempo. ontem comecei a lê-lo e, definitivamente, ele faz parte da minha família. [difícil saber o que não guardar do que ele escreve, é pura poesia, delicadeza da alma.]
terça-feira, 4 de setembro de 2012
dia #170 - Carlos
Estamos no escuro; faltou luz e eu estou escrevendo do celular. Tenho uma lanterna e a pedida para uma noite dessas é um café passado na boca do fogão e um conto de H.P. Lovecraft - um daqueles de arrepiar. Coincidentemente estava lendo Um sussurro nas trevas. Uahaha!
dia #170 - helô
acabou de estourar uma caixa de força da rua de onde a gente mora. meu computador estava ligado, o texto sobre la fontaine na tela. atribuí a explosão na caixa ao espírito de lafô, revoltado com o meu texto. espero que o computador se recupere bem dessa explosão e que, quando a luz voltar, me inspire um pouco pra desatar esse texto que num fede nem cheira. bem, luz hoje só amanhã! vou aproveitar a escuridão e o silêncio, acender uma vela e ler.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
dia #169 - helô e Carlos
Aniversário do meu pai (Carlos) - 65 anos. Mais do que um ótimo motivo para um jantar em família e boas risadas.
domingo, 2 de setembro de 2012
dia #168 - helô e carlos
por iniciativa do meu primo júnior, da minha irmã ana e dos meus pais [helô], três gerações de almeida se reuniram numa feijoada. foi muito legal ver quase setenta parentes e conhecer pelo menos metade deles [helô e carlos]. amanhã colocaremos a foto aqui.
sábado, 1 de setembro de 2012
dia #167 - Carlos
A coluna - sempre ela - tornou a travar, forçando-me a sentar aqui e, agora, no finzinho da noite, exercitar a imaginação; assim, desse jeito, parado, sem me mexer, com um livro na mão e tantas e tantas ideias...
dia #167 - helô
o trilhar de qualquer ofício tem que ter paixão para ser compensador. não há outra receita se não o se debruçar. quem caça recompensas imediatas sente o gosto do fast, mas depois se food. [rá!]