quarta-feira, 2 de maio de 2012

dia #45 - Carlos

Quando você faz as coisas pela necessidade de serem feitas, tudo tende a perder o encanto e a graça. Mas, muitas vezes, arrastamos as obrigações não por elas terem perdido o significado, mas, simplesmente, pelo cansaço físico e mental em que nos encontramos.

Depois de três dias descansando, sabia que o dia de hoje seria bom. Sala de aula não é o melhor lugar para se ficar quando se está cansado – ou melhor, nenhuma atividade intelectual combina com estafa. Só não imaginava que o dia que estava planejado para dar certo, seria ainda melhor!

Logo pela manhã, antes de o sinal para a primeira aula bater, ganhei um presente inesperado de um amigo professor. Ganhei a HQ New York, do Will Eisner. Claro que esse presente tem valor enorme pelo o que ele significa para mim. Um contrato com Deus mudou o meu entendimento a respeito do que uma história em quadrinhos é capaz de contar; a peça Avenida Dropsie, inspirada na HQ homônima, foi outro divisor de águas para mim, tanto é que fui vê-la duas vezes; a exposição com os originais do Eisner foi um passeio que fiz com a Helô, quando ainda namorávamos... Enfim, ser lembrado por um amigo em pleno feriado, é mais uma confirmação de que o Will Eisner, misteriosamente, está presente em muitos momentos especiais da minha vida, como o dia de hoje.

Pouco depois, um aluno que viajou no feriado para a Bahia me trouxe uma lembrança do projeto TAMAR. Outro presente inesperado, outro amigo que se lembrou de mim quando poderia, apenas, curtir o feriadão. Quanta gentileza!

***

Uma aluna me pediu um livro emprestado. Qualquer livro, ela está com vontade de ler um livro. Puxa, quanta responsabilidade! Não posso perder a oportunidade de lhe emprestar um que deixe as portas da leitura escancaradas para a entrada de muitos outros livros... Acho que vou lhe emprestar O Fazedor de Velhos. Espero acertar na escolha.

***

Para encerrar o dia que tinha tudo para ser bom e foi ainda melhor, minha esposa antecipou o meu presente de aniversário e agora tenho mais um ótimo motivo para começar as entrevistas para o meu trabalho de campo.

Nenhum comentário: