Hoje, durante uma oficina de história e imagem, a professora, na parte final da aula, apresentou-nos as possibilidades que os mangás – as histórias em quadrinhos japonesas – oferecem como fonte documental aos historiadores.
Depois de percorrer os caminhos que levaram os mangás a serem o que são hoje, ela chegou ao período do pós-guerra, que corresponde às mudanças estéticas iniciadas por Osamu Tezuka, que caracterizaram os personagens como os conhecemos hoje, com os seus grandes olhos.
– Professora, por que os olhos grandes? – pergunta um colega no fundo da sala.
– Osamu Tezuka, quando criança, assistiu às apresentações do teatro Takarazuka, formado apenas por mulheres. A maquiagem carregada das atrizes, principalmente a que realçava seus olhos, produziu no pequeno Tezuka a impressão de que os olhos delas eram um céu estrelado... – antes de continuar, a professora ficou com os olhos marejados e brilhantes como os dos personagens do maior mangaká de todos os tempos. Ela acabara de provar à sala como o seu objeto de estudo, antes de qualquer coisa, era uma paixão.
Foi um momento sublime.
Depois de percorrer os caminhos que levaram os mangás a serem o que são hoje, ela chegou ao período do pós-guerra, que corresponde às mudanças estéticas iniciadas por Osamu Tezuka, que caracterizaram os personagens como os conhecemos hoje, com os seus grandes olhos.
– Professora, por que os olhos grandes? – pergunta um colega no fundo da sala.
– Osamu Tezuka, quando criança, assistiu às apresentações do teatro Takarazuka, formado apenas por mulheres. A maquiagem carregada das atrizes, principalmente a que realçava seus olhos, produziu no pequeno Tezuka a impressão de que os olhos delas eram um céu estrelado... – antes de continuar, a professora ficou com os olhos marejados e brilhantes como os dos personagens do maior mangaká de todos os tempos. Ela acabara de provar à sala como o seu objeto de estudo, antes de qualquer coisa, era uma paixão.
Foi um momento sublime.
Um comentário:
(!!!) :o)
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