sábado, 12 de maio de 2012

dia #54 - helô

nos assentos do metrô, sentido paraíso, um grupo de jovens ou adultos com síndrome de down seguia em sua primeira viagem de metrô. criando histórias de bandidos com armas [os policiais da estação], conversando bastante com os tutores e curiosos em saber quem era a pessoa a quem o tutor acenou na plataforma, me peguei os observando.

ainda não sei lidar com essa diferença e me senti perdida: não sabia se podia continuar os observando, que era o que eu queria [assim como fico olhando os livros que as pessoas estão lendo e às vezes dou uma lida de lambuja], ou se meu olhar seria mal interpretado, como se fosse um julgamento. a verdade é que, na minha mente, criei uma barreira e nem sei o porquê. talvez seja o fato de lidar com o diferente, com o que me é desconhecido, com o que não penso nem convivo diariamente...

antes de encontrá-los, estava lendo o livro do oliver sacks, vendo vozes, que trata sobre a questão dos deficientes auditivos. esse livro caiu em minhas mãos há dois dias, e eu também nunca havia pensado em como eles se relacionam com o mundo... essas questões são fascinantes, a diversidade do olhar o mundo, de viver em sociedade, de conviver com as limitações.

acho que tanto esse encontro no vagão quanto a leitura foram coincidências para quebrar preconceitos e barreiras, para abrir a mente, para me aproximar do que me é diferente e desconhecido. pensei o dia todo sobre isso e fiquei feliz por não ter deixado essas coincidências passarem despercebidas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Diversidade... Estava pensando nisso hoje! Coincidências...

babi disse...

é tão bom quando você percebe que quebrou algumas barreiras sem sentido, não é?

(ah, helô, adoro os livros do oliver sacks! você já leu algum outro? alucinações musicais e um antropolólogo em marte também são ótimos!)

helô beraldo disse...

lu, estamos conectadas! :o)

babi, é quase um alívio. :) é o primeiro livro do oliver sacks que eu leio, mas também tenho "um antropólogo em marte", do qual li apenas algumas páginas. estou gostando bastante, ele escreve de maneira didática, né?

beijos pras duas! :o*