quarta-feira, 28 de março de 2012

dia #10 - helô

só dez por cento é mentira é um documentário que mostra um pouquinho do manoel de barros, poeta que nasceu em corumbá. um dia será meu presente de natal para todos que eu gosto. hoje estava lendo uma coluna antiga do rubem alves intitulada "chá de infância" e lá estava citado o senhor manoel.

"O que eu queria fazer era brinquedos com as palavras. Fazer coisas desúteis. Eu queria avançar para o começo. Chegar ao acriançamento das palavras. Preciso de atrapalhar as significâncias. O despropósito é mais saudável que o solene. Para limpar as palavras de alguma solenidade — uso bosta. Nasci para adminstrar o à-toa, o em-vão, o inútil. Prefiro as máquinas que servem para não funcionar: quando cheias de areia, de formiga e musgo — elas podem um dia milagrar de flores. Também as latrinas desprezadas que servem para ter grilos dentro — elas podem um dia milagrar violetas. Senhor, eu tenho orgulho do imprestável."

vamos todos tomar chá de meninice com o menino manoel?

3 comentários:

Anônimo disse...

Helô...
Que curioso esse texto. Nunca havia pensado dessa forma o inútil aos olhos de muitos "útil" e não é que é verdade???
Tudo depende realmente do "olhar" de cada um de nós!!!
Bjs Dani

helô beraldo disse...

Não é lindo, Dani? Tudo depende mesmo do nosso olhar!

Beijos!

babi disse...

como eu amo as palavras do manoel. :-)
o meu mais querido "apanhador de desperdícios", sempre... engraçado que o conheci quando ganhei "memórias inventadas", justamente no natal. entendi tanta coisa que eu queria dizer mas não conseguia...