segunda-feira, 19 de março de 2012

sobre as mágicas cotidianas

a ideia do "mágicas cotidianas" veio da lembrança de uma leitura que o carlos fez para mim, há muitos anos, de um livro budista que falava sobre magia e sobrenatural. sempre gostei de saber sobre os mistérios das coisas, os inexplicáveis poderes mágicos que bruxas, magos, índios e o paulo coelho tinham. mas quando ele leu o primeiro trecho daquele livro de capa cáqui, vi que conhecia e decifrava a magia de que o mestre falava; ela só dependia de mim e de como eu direcionava meu pensamento e meu olhar para as pessoas, para as coisas, para as situações, etc.

metafísico demais? poliana demais? budista demais? garanto que não. serão pequenas delicadezas.

para não ser engolida pela feiura que às vezes se apossa do cotidiano, fiquei pensando, então, no quanto é importante treinar o olhar [e o espírito] para coisas legais que acontecem em um dia. convidei o carlos para esse treino e resolvemos estender essa experiência de ver as "mágicas cotidianas" para 365 dias. esperamos que gostem.

p.s. — o trecho do livro de que eu me lembrei foi este:

"Visto que a magia está tão estreitamente relacionada a nós, como podemos conquistar poderes mágicos? Como devemos usar esses poderes? Devemos avaliar o verdadeiro sentido e as assombrosas aplicações da magia diretamente em nossa vida. Por exemplo, quando olhamos belas flores, um prado verdejante ou a lua no céu, nosso espírito se eleva naturalmente e se enche de alegria. Isso não é mágico? Quando queremos agradar uma pessoa, nós a elogiamos e ela fica radiante. Se dissermos as palavras erradas, no entanto, ela pode, em vez disso, brigar conosco. Essa não é a magia da linguagem? As emoções humanas, como a felicidade, a raiva, a tristeza e a alegria, não são todas mágicas? [...] Se formos observadores, descobriremos que nossa vida cotidiana é mágica. Acontece apenas que, se estivermos desatentos, a magia deixa de ser assombrosa." — Mestre Hsing Yün, em A perspectiva budista sobre magia e sobrenatural, p. 32-34.


dia #1 - Helô

a casa limpa, arrumada, cheirando à aroma semelhante ao natural de lavanda. acendo a luz, vou fechar a porta da lavanderia e lá vejo os passarinhos olhando para mim sem fazer aquele barulho estranho "chiii, chiii": me reconheceram. sorrio.

4 comentários:

Júlia disse...

Parabéns! Boa sorte nesse projeto muito bonito e poético!

mágicas cotidianas disse...

Obrigado, Julieta! :)

Andréia Szcypula disse...

É muito fácil nos perdemos na "feiura" da vida, então fazer do cotidiano um exercício diário pra ver a sua mágica, é mais do que um presente pra si, é uma necessidade. Parabéns por fazer disso uma prioridade. Beijos

helô beraldo disse...

Andréinha,

Obrigada! :)

Beijos!