quinta-feira, 29 de março de 2012

dia #11 - Carlos

Visitei pela primeira vez, acompanhado dos meus alunos, a Casa do Bandeirante, no Butantã. Gostei muito do passeio e, principalmente, da maneira como o bandeirismo foi tratado pela educadora que acompanhou a visitação – desconstruindo mitos e tratando as curiosidades históricas não como “perfumaria”, e sim como temas pertencentes a processos históricos.

Em um dos cômodos da casa, durante a explanação da educadora, me perdi numa imagem do Debret que retrata a escravização de índias guaranis por bandeirantes paulistas. A naturalidade com que a violência é tratada pelos bandeirantes pareceu-me tão real naquele instante, que me senti testemunha ocular de um fato que não presenciei.

Pela segunda vez nessa semana, uma imagem me serviu de portal para outro tempo e espaço.

Sauvages civilisés soldats indiens de la province de la Coritiba, ramenant des sauvages prisonnières. Debret, Jean Baptiste, 1768-1848.

Nenhum comentário: