segunda-feira, 26 de março de 2012

dia #8 - Carlos

Sempre gostei de escrever. Há, aproximadamente, um ano e meio, escrevi um texto que começa assim:

O que impede um homem de escrever suas memórias? Talvez a falsa impressão de que só as memórias de grandes estadistas, artistas, escritores e pessoas que viveram alguma experiência invejada ou fora do comum para a maioria das pessoas devam ser contadas. Mas se são as memórias a única coisa que nos resta da vida (em vida, já que a memória da nossa morte não nos pertence, mas pertencerá aos que conviveram conosco), a quem é dada essa tarefa de julgar quais memórias merecem eternizar-se e quais devem ser entregues ao esquecimento?

Hoje, tendo que ler artigos e livros sobre História Oral, li o trecho abaixo, extraído da revista Projeto História, #15, da PUC:

“O respeito pelo valor e pela importância de cada indivíduo é, portanto, uma das primeiras lições de ética sobre a experiência com o trabalho de campo na História Oral. Não são exclusivamente os santos, os heróis, os tiranos – ou as vítimas, os transgressores, os artistas – que produzem impacto. Cada pessoa é um amálgama de grande número de histórias em potencial, de possibilidades imaginadas e não escolhidas, de perigos iminentes, contornados e por pouco evitados. Como historiadores orais, nossa arte de ouvir baseia-se na consciência de que praticamente todas as pessoas com quem conversamos enriquecem nossa experiência.
Alessandro Portelli

As respostas para perguntas e inquietações de um ano e meio atrás, ou mesmo de muito tempo antes, estavam no futuro (o hoje e o amanhã) e eu nem tinha como saber. A verdade é que a vida responde tudo ao seu modo, no seu tempo, mostrando que o que nos move adiante são dúvidas, nunca certezas. Quem diria! Algo que escrevi sem compromisso, tornou-se objeto de interesse, de estudo e responsável por fomentar o futuro.

Coincidência (?).

2 comentários:

Anônimo disse...

Irmão...
Grande verdade a Vida se encarrega de nos dar as respostas, "Nossa" sempre acreditei nisso... Situações que vivemos, questionamentos e angústias são resolvidas e respondidas com o Tempo... Isso é a mágica do tempo não adianta ter pressa o tempo se encarrega de nos responder ao longo da Vida!!!
Bjs Dani

Júlia disse...

http://www.youtube.com/watch?v=3D2pTIRidhc

Olha, esse mocinho falando da memória... hehe
Será que já viu?